Pesquisar Apaes

Você deseja ir para qual instituição Apae? Clique nas setas para visualizar as opções.

Estado

Unidade

ASSISTÊNCIA SOCIAL

SETOR DE SERVIÇO SOCIAL

DESCRIÇÃO:

Na APAE o Serviço Social busca conhecer e compreender de forma abrangente a pessoa com deficiência, suas potencialidades, suas carências e o contexto em que está inserida no dia-a-dia no âmbito individual e familiar, configurados como problemas sociais, apresentados no espaço escolar.

A realidade social, por sua vez se traduz a partir de movimentos complexos, os quais nem sempre são possíveis de serem identificados, de forma imediata, pois para tal, se fazem necessários que possamos alcançar o mais próximo possível à vida objetiva do ser humano.

Quando buscamos o contato direto com a vida dos usuários nos é permitido conhecer de modo mais apurado suas dificuldades, angustias, suas relações intra-familiares, questões de saúde, como se estabelece a convivência comunitária; seu modo de vida em sua casa, e em sua rotina, apresenta uma abordagem específica para apreensão da realidade social. Portanto, vale destacar que parte disto é visto em âmbito escolar e parte em visitas domiciliares.

Criar alternativas que proporcione o bem estar da escola, aluno e família. Sendo a principal atribuição dentro da instituição e em todos os segmentos da sociedade é trabalhar na defesa e garantia dos direitos humanos fazendo com que o aluno sinta se digno, integro e consequentemente incluso socialmente.

Diante do exposto, os serviços socioassistenciais que foram oferecidos estão pautados na Política Nacional de Assistência Social – PNAS, Lei 8.742 de 07/12//93 - Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS, Resolução 109/2009 do CNAS que aprovou a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais, Resolução CNAS nº 34 de 28 de novembro de 2011, que define a habilitação e reabilitação da pessoa com deficiência no campo da assistência social e demais legislações que regem a assistência social e a política de atendimento à pessoa com deficiência. Na área da assistência social, trabalhamos com a habilitação e reabilitação da pessoa com deficiência, através de serviços de proteção social e na Defesa e Garantia de Direitos.

PÚBLICO ALVO:

Pessoa com deficiência intelectual e múltipla e transtornos globais do desenvolvimento, de ambos os sexos, residentes na zona urbana e rural e respectivas famílias em situação de vulnerabilidade e/ou risco social.

CAPACIDADE DE ATENDIMENTO

A Defesa e Garantia de Direitos e o Serviço de Proteção Social Especial foi abrangente aos 194 usuários atendidos pela entidade e suas famílias.

OBJETIVOS A SEREM ATINGIDOS E METODOLOGIA UTILIZADA.

A visita é um instrumento de suma importância e pode ser domiciliar ou institucional.

Como metodologia, podemos dizer que a visita domiciliar consiste em conhecer a realidade social, das famílias atendidas, ou seja, analisar o contexto familiar e o modo de vida, suas vulnerabilidades e potencialidades, permitindo assim ao Assistente Social observar o indivíduo em seu meio social, além de realizar o acompanhamento e os encaminhamentos necessários para a rede de atendimento. Destaca-se ainda, que é um dos instrumentos estratégicos utilizados para a abordagem, pois possibilita que o profissional se aproxime da realidade vivenciada pelos grupos familiares nos territórios, podendo com isso acompanhar e analisar melhor o resultado de suas intervenções.

A visita institucional consiste em conhecer e avaliar a qualidade dos serviços prestados pelas entidades sociais públicas ou privadas, e para isso requer do Assistente Social um intenso conhecimento teórico e técnico sobre as políticas sociais.

Sendo assim, os objetivos a serem alcançados são uma apreensão da realidade social das famílias dos alunos atendidos, bem como garantir o direito ao acesso a Programas, Projetos e Serviços de Assistência Social, buscando a autonomia familiar, promovendo melhor desenvolvimento, assim como melhoria das relações sociais, para propiciar melhor qualidade de vida.

Endereço:
Rua: Manoel Mendes de Camargo, 291 • Pitanga • PR
E-mail:
pitanga@apaepr.org.br
Telefone:
(42) 36461470