O Ensino Fundamental na Escola Especializada oferta escolarização ao longo de 10 (dez) anos, organizado em dois ciclos, sendo o primeiro ciclo composto de quatro etapas e o segundo ciclo de seis etapas, que correspondem respectivamente ao 1º e 2º anos do Ensino Fundamental da Escola Regular.
A Proposta Pedagógica Curricular é centrada na alfabetização, de acordo com os conteúdos propostos na Base Nacional Comum Curricular na estimulação das áreas do desenvolvimento (cognitiva, psicomotora e socioafetiva). No processo de alfabetização entende-se que cada estudante possui seu ritmo de aprendizagem, especificidades decorrentes da condição da deficiência e necessita de atividades pedagógicas que correspondam ao seu nível cognitivo e de experiências, logo, o professor elabora um planejamento para cada estudante.
Nesta organização, a avaliação é processual, qualitativa e descritiva, com valorização dos domínios acadêmicos adquiridos. A progressão do estudante para a etapa escolar subsequente é automática, desde que o mesmo tenha 75% de frequência anual.
O estudante ingressa no Ensino Fundamental com seis anos, na 1ª etapa do 1º ciclo e avança progressivamente, na sequência das etapas. Quando o estudante concluir a 6ª etapa do 2º Ciclo, a escola deverá realizar uma avaliação qualitativa para analisar se o mesmo apresenta condições acadêmicas, cognitivas, psicomotoras e maturidade socioafetiva para sua transferência para o Ensino Regular ou continuidade da matrícula na Escola Especializada.
O estudante da Escola de Educação Básica, na Modalidade Educação Especial pode ser encaminhado à rede comum de ensino, sempre que durante o processo de aprendizagem apresentar condições acadêmicas, cognitivas, psicomotoras e socioafetiva. Neste caso, a matrícula na classe comum é formalizada de acordo com a documentação exigida na legislação vigente.
OBJETIVO
(de acordo com o Regimento Escolar, p. 39)
desenvolver a cognição, capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
estimular a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
fortalecer os vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social;
garantir a igualdade de condições a todos, devolver o sentimento de respeito a diversidade e de repúdio a todas as formas de discriminação;
valorizar da cultura local/regional e suas múltiplas relações com os contextos nacional/global;
respeitar a diversidade étnica, de gênero e de orientação sexual, de credo, de ideologia e de condição socioeconômica.